Por que reforçar estrutura com fibra de carbono (FRP)?

 

Quando desejamos reforçar uma estrutura nova ou antiga, constituída por concreto armado, para receber novos carregamentos, mudanças de usos, novos equipamentos, uma das alternativas para o reforço é o uso do sistema de fibra em carbono, pois este possui algumas vantagens em relação a outros sistemas de reforços (acréscimo de seção de concreto armado, adição de perfis metálicos):

1. ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA

Devido a elevada resistência mecânica (resistência à tração) e elevado módulo de deformação, o reforço estrutural com fibra de carbono substitui a necessidade do aço sob tração com grande vantagem geométrica: menores seções transversais de peças reforçadas com FRP, que quando comparadas com outros sistemas de reforço.

2. EXCELENTE RESISTÊNCIA QUÍMICA

A FRP resiste quimicamente a todos os tipos de ataques químicos.

3. RAPIDEZ NA APLICAÇÃO DO REFORÇO

Enquanto o concreto armado necessita de 28 dias para cura, ganho de resistência  e módulo de deformação requeridos em projeto, a FRP necessita apenas de 7 dias para cura completa. O uso da FRP chega a reduzir 70% do prazo de um reforço estrutural em decorrência da rápida cura.

4. MENORES CUSTOS DE REFORÇOS

Quando o custo do reforço de FRP é comparado com reforço mediante acréscimo de seção com concreto armado, o custo do reforço com FRP chega a reduzir em até 60% o reforço estrutural, dependendo das peculiaridades do reforço.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.