Home » Edificações Comerciais, Edificações Industriais, Edificações Residenciais, Imprensa, Reforço com Fibra de Carbono, Reforço Estrutural

Por que reforçar estrutura com fibra de carbono (FRP)?

10 setembro 2018 0 views 0 Comentários

 

Quando desejamos reforçar uma estrutura nova ou antiga, constituída por concreto armado, para receber novos carregamentos, mudanças de usos, novos equipamentos, uma das alternativas para o reforço é o uso do sistema de fibra em carbono, pois este possui algumas vantagens em relação a outros sistemas de reforços (acréscimo de seção de concreto armado, adição de perfis metálicos):

1. ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA

Devido a elevada resistência mecânica (resistência à tração) e elevado módulo de deformação, o reforço estrutural com fibra de carbono substitui a necessidade do aço sob tração com grande vantagem geométrica: menores seções transversais de peças reforçadas com FRP, que quando comparadas com outros sistemas de reforço.

2. EXCELENTE RESISTÊNCIA QUÍMICA

A FRP resiste quimicamente a todos os tipos de ataques químicos.

3. RAPIDEZ NA APLICAÇÃO DO REFORÇO

Enquanto o concreto armado necessita de 28 dias para cura, ganho de resistência  e módulo de deformação requeridos em projeto, a FRP necessita apenas de 7 dias para cura completa. O uso da FRP chega a reduzir 70% do prazo de um reforço estrutural em decorrência da rápida cura.

4. MENORES CUSTOS DE REFORÇOS

Quando o custo do reforço de FRP é comparado com reforço mediante acréscimo de seção com concreto armado, o custo do reforço com FRP chega a reduzir em até 60% o reforço estrutural, dependendo das peculiaridades do reforço.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...


Deixe um comentário!

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog usa Gravatares. Para obter o seu próprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.




© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TECKNICAS ESPECIAIS DE ENGENHARIA - 2006 - 2010