Home » Destaque, Edificações Comerciais, Novidades, Reforço com Fibra de Carbono, Reforço Estrutural

D2F ENGENHARIA – Reforço estrutural de laje para passagem de tubulações – Fibra de Carbono

2 setembro 2016 0 views 0 Comentários

Na implantação de uma nova unidade de uma famosa rede de fast-food em São Paulo-SP foi necessária a criação de vários furos para a passagem de tubulações na laje existente. A laje, com dimensões em planta de aproximadamente 6 m x 21 m, era constituída por concreto armado maciço.

Os 14 furos a realizar com medidas variáveis, porém em média 70 cm x 40 cm, fragilizariam a referida laje, motivo pelo qual foi contratado um projeto de reforço estrutural e foram estudas alternativas de reforço da mesma.

Descartadas as opções que seriam incompatíveis com o projeto arquitetônico, ficaram remanescentes 2 soluções:

OPÇÃO A: Corte parcial das bordas dos furos, ancoragens de barras de aço com epoxi e reforço com microconcreto fluído, engrossando as bordas.

 

OPÇÃO B: Reforço das bordas dos furos com fibra de carbono.

Após análise dos custos envolvidos, foi escolhida a OPÇÃO B, reforço das bordas com fibra de carbono, em decorrência do custo final da referida opção resultar 50% menor e os prazos serem mais reduzidos que a opção A.

O projeto de reforço estrutural especificou reforço com fibra de carbono de gramatura 300 g/m², resistência  à tração 4950 MPa, espessura nominal 0,165 mm e Módulo de Elasticidade 227 GPa. As bordas dos furos foram reforçadas com fibra de carbono com 1 camada de fibra de carbono na maioria dos furos e, alguns furos maiores com 2 camadas de fibra de carbono, conforme elucidativo abaixo:

6 - IMG_2075

Foto 1: Detalhe da locação dos furos na laje de concreto armado.

7 - IMG_2076

Foto 2: Detalhe do projeto de reforço das bordas dos furos com fibra de carbono.

A laje foi escorada em conformidade com a locação dos escoramentos previstos em projeto de reforço estrutural e os furos foram locados por cima da laje. Posteriormente, com a utilização de equipamento rotativo de perfuração dotado de serra-copo diamantada, vários furos contíguos menores foram realizados para criação de uma passagem de tubulação.

As bordas dos furos (passagens de tubulações) foram esquadrejadas removendo-se as pontas salientes de concreto e efetuada regularização com graute (argamassa fluída de alta resistência inicial e final).

1 - IMG_2052

Foto 3: Furo para passagem de tubulação reforçado com fibra de carbono.

4 - IMG_2072

Foto 4: Furo para passagem de tubulação reforçado com fibra de carbono.

Após a realização dos reforços a face inferior da laje foi emassada com massa corrida e pintada. Os reforços ficaram imperceptíveis.

O reforço foi realizado em julho/2016.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...


Deixe um comentário!

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog usa Gravatares. Para obter o seu próprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.




© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TECKNICAS ESPECIAIS DE ENGENHARIA - 2006 - 2010