Home » Destaque, Edificações Residenciais, Novidades, Reforço com Fibra de Carbono

LAER ENGENHARIA – Reforço de laje de apartamento com fibra de carbono – Acréscimo de sobrecarga de utilização

5 maio 2016 5 views 0 Comentários

Reforço estrutural com fibra de carbono executado em outubro/2015:

O adquirente de um apartamento duplex situado em São Paulo-SP contratou uma construtora para reformar e incrementar seu apartamento. A reforma contemplou também a transformação da laje de cobertura do segundo pavimento do apartamento (cobertura do edifício) em pavimento para a realização de eventos e, após a verificação analítica estrutural, foi elaborado projeto de reforço da referida estrutura para receber uma sobrecarga de utilização maior que aquela que fora projetada originalmente.

A laje de cobertura reforçada era estruturada como “laje nervurada do tipo caixão perdido”. As nervuras principais e secundárias (ambas embutidas e ocultas) foram reforçadas com tecido de fibra de carbono cortados em faixas de largura variando entre 5 e 15 cm.

O substrato foi preparado mediante lixamento mecânico para remoção de material de baixa resistência superficial e abertura de poros. Irregularidades e desnivelamentos superficiais foram corrigidos com a aplicação de argamassa epoxídica. Sequencialmente foi efetuada a aplicação de primer epoxídico, aplicação de resina saturante epoxi (cor azul) para aderir fibra de carbono, aplicação da fibra de carbono (cor preta) e saturação da mesma com resina saturante epoxi (cor azul).

2015-10-07 11.19.24-1

2015-10-20 14.23.22-4

Superfícies regularizadas com argamassa epoxídica.

2015-10-07 11.29.48

Tecido de fibra de carbono cortado e etiquetado para aplicação no reforço estrutural.

2015-10-20 14.23.22-1

Reforço com fibra de carbono realizado.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...


Deixe um comentário!

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog usa Gravatares. Para obter o seu próprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.




© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TECKNICAS ESPECIAIS DE ENGENHARIA - 2006 - 2010